sábado, julho 27, 2013

D.I.Y.: Touca de cetim para cabelos

Toda crespa sabe que a hora de dormir é um momento propício para o surgimento de frizz no cabelo, além da remoção dos cachos. Um dos modos de se evitar o aparecimento deles - que eu carinhosamente chamo de "cebolinhas" - é a utilização de penteados protetores para dormir, como utilizar coquinhos, tranças, twists, etc. No blog Ame o seu crespo tem um ótimo post sobre diferentes penteados protetores.

Como já disse diversar vezes, sou um tanto preguiçosa para aderir a um desses penteados. Também não tenho muito tempo e nem paciência para fazê-los, infelizmente. 

No começo, quando o meu joãozinho estava bem curtinho, dormia sem nenhuma proteção no cabelo e o resultado no dia seguinte era amanhecer com alguns fiapos do cobertor no cabelo. Resolvia isso facilmente tirando um por um. Com o tepo, o cabelo foi crescendo e os cachos ganhando mais definição, daí estava ficando difícil tirar todos os fiapos e estilizar o cabelo, pois este estava embaraçando demais e fazendo muitos nós de fada. Cheguei a cortar as pernas de uma meia calça e dar nó na ponta para usar como touca, estilo "Seu Boneco". Hahahaha! Mas não deu certo. Desde então passei a dormir com um lenço de poliéster amarrado na cabeça. Este tem sido um jeito que encontrei para evitar os temidos fiapos e embaraço no cabelo. 

As crespas americanas usam muito touca de cetim para dormir. O cetim é um tecido fino e macio ao toque. Diferente do algodão, ele absorve menos a umidade dos fios, além de gerar menos atrito entre os fios e com isso o cabelo quebra e embaraça menos. Sem contar que ele é ótimo para evitar o temido frizz no dia seguinte.

No Brasil, a oferta de toucas de cetim para vender é limitada, provavelmente pela falta de demanda (ainda somos um país de mulheres "lisas"). Uma alternativa à touca seria a fronha de cetim, mas também é difícil (porém, não impossível) de encontrar.

Visitando o canal Naturalivory Mary-Joe no youtube, me deparei com um vídeo onde ela ensina a fazer uma touca de cetim. O método é muito simples. Segui o passo a passo mostrado no no vídeo e consegui uma touca para proteger os meus cabelos.  O vídeo está em francês, mas a compreensão não fica prejudicada.

<iframe width="560" height="315" src="//www.youtube.com/embed/lBSkxBmWrqM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Dicas sobre os materiais:

* 1 m de cetim - (para quem quiser fazer 4 toucas, assim como ela ensina no vídeo). Na Rua 25 de Março, em SP, paguei R$ 5,00 no metro, mas quem quiser pesquisar mais pode encontrar mais barato. 
* 1 m de elástico (R$ 1 o metro na região da Sé; também é possível encontrar mais barato)
* Linha preta
* Agulha (ela usa uma agulha curvada, mais prática na hora de costurar, eu usei uma normal mesmo)
* Fita métrica
* Giz para costura
* No vídeo ela mostra uma cola pra tecido, mas não entendi onde ela usou. Talvez seja uma opção para quem não tem habilidade com costura...

Levei cerca de 2 horas para produzir a minha e deu super certo. E gastei menos de 10 reais para fazer 4 toucas.



Como podem ver, não costuro muito bem. Fiz a costura na mão e deu super certo! =)

Espero que tenham gostado da dica!

Beijos!

7 comentários:

  1. Amei sua dica,obrigada, vou fazer para mim! Um abraço. Marlene

    ResponderExcluir
  2. Qual foi a medida que usou pra fazer a touca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende do tamanho de sua cabeça e o volume do seu cabelo

      Excluir
  3. Qual foi a medida que usou pra fazer a touca?

    ResponderExcluir
  4. O lado brilhoso fica do lado de dentro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Unknown. Funciona perfeitamente. O contato do lado brilhante e os cabelos da um ótimo resultado. Fabrico estas toucas e fronhas e tem sido bem aceitas.

      Excluir
  5. Sim, Unknown! Funciona melhor a junção dos cabelos com o lado brilhante do tecido. Eu fabrico estas toucas.Tem sido muito aceita.

    ResponderExcluir