quinta-feira, agosto 16, 2012

Motivações

Solange Knowles

Quando comecei a relaxar os cabelos (lá pelos 14,15 anos de idade), eu usava muita chapinha. Aprendi a técnica sozinha e até que conseguia dar um bom efeito no cabelo. Porém, com o tempo, o meu cabelo foi ficando muito fraco e quebradiço. Chegou uma época que eu tive que cortá-lo bem curtinho e a partir de então resolvi usar chapinha apenas para ocasiões especiais (mas é claro que, graças ao incentivo das pessoas, acabei pranchando os cabelos mais vezes do que gostaria).

Passei a usar o cabelo sem prancha e dessa maneira eu tentava cacheá-lo usando ativadores de cacho, apertando com pano, etc, para dar o enfeito encaracolado aos fios. Hora ficava bom, hora ficava esquisito, não dava pra saber afinal qual era a do meu cabelo: liso ou cacheado?

A primeira vez que resolvi ficar sem usar química foi pensando em mudar de guanidina para amônia, pois assim eu poderia fazer permanente e os cachos ficariam mais definidos. Mas é muito difícil ficar tanto tempo sem relaxar o cabelo. Ele começa a ficar feio, fraco, quebradiço, e super difícil de pentear. Costumo comparar a fase de transição como a fase em que os drogados se tratam para se livrar do vício. Eu não resisti e taquei alisante nele! E isso aconteceu diversas vezes, acredito que por 3 vezes desde 2009, quando resolvi mudar a química que usava.

Até então eu nem cogitava a possibilidade de usar meu cabelo natural. A primeira vez que vi que isso era possível e que haviam pessoas fazendo isso foi através do blog da Fernanda, mas especificamente a postagem sobre a transição do cabelo dela. Cara, confesso que fiquei louca! Queria que o meu cabelo ficasse igual ao dela, loiro, cacheadinho e lindo daquele jeito!

Depois disso, já parei e voltei a usar química várias vezes. Mas este ano foi decisivo, quer dizer, tive uma recaída, tive vários looks em apenas 8 meses e pra acabar com a palhaçada passei a tesoura no que me atrapalhava (em vários sentidos da palavra).

Esse vídeo feito pela cineasta Zina Saro-Wiwa foi decisivo para que eu resolvesse fazer o big chop.

Daí, com os cabelos curtinhos, desesperada sem saber o que fazer com eles, joguei alguns termos em inglês no querido google, que me remeteu ao termo TWA (teeny weeny afro). E assim, fui levada ao cabal da Bambiix2. Ela postou vários vídeos desde a época em que ela decidiu fazer o BC até agora, com o cabelo imenso. Nesse momento ela está sendo uma grande inspiração pra mim. Ela criou três vídeos com dicas de como se manter feminina depois do BC, o que me ajudou muito a não cair em depressão pós corte hahahaha!




Ver fotos nos tumblrs http://fuckyeahprettytwas.tumblr.com e http://twasftw.tumblr.com/ também me ajudam a me manter motivada e a não derrubar a auto estima.

Bom, com o tempo vou postando mais "descobertas" e registrando minha saga rumo ao black perfeito.







Um comentário:

  1. vc tem perfil no facebook? Adorei seu blog me expirou bastante na minha decisao de fazer o big shop bjs fica com Deus!!

    ResponderExcluir