segunda-feira, setembro 17, 2012

Opening mind...

Ontem eu estava pensando como a cultura e ideologia são coisas tão difíceis de mudar nas pessoas... Depois pensei um pouco melhor e cheguei a conclusão de que essas coisas só não mudam em pessoas de mente fechada, que não se permitem abrir mãos de velhos mitos, de sair do senso comum e deixar o raciocínio ir um pouco além.

Estou divagando um pouco pois eu fiquei surpresa com algumas coisas que aconteceram em casa. confesso que estou um pouco chateada, pois de onde eu esperava receber mais incentivo, aconteceu o contrário. Só eu não tenho medo de mudar, me permito pensar e agir diferente, questionar velhas concepções.

De fato, eu queria transmitir a minha força de vontade à minha família, ajudar a criar uma auto-estima que nunca tivemos. Porque fomos criadas e treinadas a aceitar apenas o padrão europeu como belo. Que cabelo afro é cabelo ruim. Que negras bonitas são as americanas, que tem o tom da pele super desbotado e cabelos lisíssimos (sim, elas são "brancas"!) e que se assumirmos nossa negritude iremos comprar briga com a sociedade, não arranjaremos emprego, seremos olhadas como "desleixadas".

Sinto um misto de raiva e decepção ao ouvir dentro da minha própria casa frases do tipo: "penteie o cabelo, passe um pouco de pasta pra definir"... E sinto uma tristeza imensa ao ver que pessoas que tiveram a mesma criação e ideologias que eu tive plantadas na cabeça não conseguem se libertar e pensar de forma autônoma assim como eu consegui.

0 comentários:

Postar um comentário